Inauguração do Mausoléu no Cemitério da Saudade
- BR SPCMU JHR-14
- Item
- 9 jul. 1935
Parte de João e Luiza Herrmann
Fotografia da inauguração do Monumento-Túmulo aos Voluntários de 1932 no Cemitério da Saudade. À frente, vê-se uma multidão.
8 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
Inauguração do Mausoléu no Cemitério da Saudade
Parte de João e Luiza Herrmann
Fotografia da inauguração do Monumento-Túmulo aos Voluntários de 1932 no Cemitério da Saudade. À frente, vê-se uma multidão.
Parte de Documentos Avulsos
Fotografia preto e branco com vista frontal do Monumento-Túmulo aos Voluntários de 1932. No canto inferior direito, conta a seguinte informação impressa: “Mausóleo dos Voluntários – Campinas”. No verso, consta inscrição manuscrita: “Livraria: Livro Azul / Campinas, 3 de agosto de 1945 / 17, 45 Lo? Linda Tarde / Cidade formidável, inspira saudade a quem / a conhece”.
Parte de Documentos Avulsos
Fotografia preto e branco com vista parcial do Monumento-Túmulo aos Voluntários de 1932. Observa-se uma multidão de pessoas em frente ao mausoléu. No verso, consta inscrição manuscrita: “Mausoléu dos Voluntários – 1932 / Recordação dos valorosos soldados da Terra das Andorinhas, que o sr. João B. Stefanini teve a honra de me dar / Campinas, 3 – 8 – 1945”.
[Mausoléu aos voluntários de 1932]
Parte de Documentos Avulsos
Fotografia preto e branco do Monumento-Túmulo aos Voluntários de 1932, no Cemitério da Saudade em Campinas, SP.Consta anotação manuscrita no verso da imagem: “Campinas - 1939.”
Thales Ribeiro de Magalhães
Parte de Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo
Fotografia preto e branco com vista principal do portal de entrada do Cemitério da Saudade. No suporte secundário consta a seguinte informação: “Campinas. Portal do Cemitério do Fundão”.
Parte de Aristides Pedro da Silva
Negativo preto e branco com vista geral da Praça Voluntários de 1932, onde à esquerda da imagem vê-se o portal de entrada do Cemitério da Saudade e, à direita, o Monumento Túmulo aos Voluntários de 1932. No canto inferior esquerdo da fotografia, consta a informação: “Campinas – Pça ’Voluntários de 32’ – 48A”.
[Túmulo de Manuel de Assis Vieira Bueno]
Parte de Documentos Avulsos
Fotografia colorida com vista parcial do túmulo de Manuel de Assis Vieira Bueno, no Cemitério da Saudade em Campinas, onde se observa o seu busto esculpido. Constam anotações manuscritas no verso da imagem: “1990. Túmulo Dr. Vieira Bueno. Cem. da Saudade. Campinas.”.
José Antônio Penteado Vignoli
Parte de Ferdinando Panattoni
Fotografia preto e branco com reprodução de retrato de grupo diante do túmulo de Osvaldo Nucci no Cemitério da Saudade; Ferdinando Panattoni está ao lado do túmulo. Constam anotações no verso: datiloscritas - “12/7/1959. / Aniversário, (13º.) da Associação dos Cronistas / Esportivos de Campinas. No Cemitério da Saudade, / junto ao túmulo de Osvaldo Nucci, falecido a / 17/11/932. Esse rapaz aprendeu a trabalhar comigo, / no Diario do Povo, jornal que tinha a sua sede á / Rua Lusitana, canto da Rua Cesar Bierrenbach, e de / onde se mudou para prédio próprio, na mesa Rua Ce-/ sar Bierrenbach, onde hoje se encontra. / Osvaldinho, irmão do Romeu e Celso Nucci, faleceu / quando despontava para o jornalismo esportivo, sen- / do funcionário obediente e trabalhador. / A foto mostra quando eu pronunciava uma oração, por / ocasião da visita que os cronistas fizeram ao seu / túmulo, no Cemitério da Saudade, naquele data, como / foi feito para todos os demais cronistas, radialistas / e fotografos falecidos. / Estavam ali, e vistos na foto: João Caetano Monteiro / Filho, Antônio Fernandes, presidente da diretoria Sal- / vador Lombardi, Neto Salim Saleme, Osvaldo Zini, José / Nania, Sergio D’Ottaviano, Odhemar Teizen, e outros mais / que não são vistos na foto.”. Consta carimbo do estúdio no verso.